foco no trabalho

Foco no trabalho: estratégias para manter o ritmo

Deixar de planejar o dia e ficar empurrando para a última hora são duas das melhores estratégias para levar sua produtividade à falência. Por isso, selecionamos dicas para manter o foco no trabalho mesmo no ritmo lento do início de ano e nas prévias do Carnaval. Não queremos que ninguém perca a produtividade no meio do caminho – afinal, acreditamos que é possível manter o equilíbrio entre trabalho e diversão se você seguir algumas estratégias.

Antes de tudo, confira artigos importantes que vão te ajudar:

1. Coma direitinho

Um misto quente e uma fruta. Uma caneca de leite, um cappuccino ou um chá com biscoitos. Uma omelete. Ou uma tigela de cereal? Qual vai ser? Sem energia, o seu metabolismo não vai te deixar ter o foco necessário para trabalhar. Se você acha chato comer de manhã, tome um copo d’água ao levantar, que abre o apetite e purifica o organismo pra valer.

2. Agora planeje o seu dia

Imagine o que a sua jornada de trabalho vai ter pela frente: os compromissos, as tarefas para entregar, aquela reunião. Escreva num papel todas antes que aconteçam. Anote o que precisa ser realizado e o que você quer realizar. Depois você vai poder comparar o que houve com o que você esperava e isso clareia bem o caminho para os próximos dias.

3. Cadê o problema?

Descobrir o problema é o primeiro passo para tentar consertá-lo. Não perca tempo procurando onde ele não existe! De tão óbvio, a gente se esquece dessa dica valiosa. O ser humano se bagunça todo facilmente, e por falar nisso, vamos para a próxima dica:

4. Hora da faxina

Chegando à sua mesa, limpe para ter por perto apenas o que importa: o computador, água e um caderno (que não tem acesso ao Facebook ou Twitter).

5. Trabalhe off-line

Outros dos melhores inimigos do seu foco são e-mail, redes sociais e celular. Para tarefas que não envolvem a Internet, tente usar papel e caneta à moda antiga – perfeito para um brainstorming! Ative o modo silencioso e cheque o e-mail só uma vez a cada hora. Estamos combinados?

6. Use extensões

Não é à toa que o Google Chrome é o navegador mais usado nos EUA – e por aqui, o preferido de muita gente. Aqui estão três extensões que você devia instalar, principalmente se você trabalha usando Internet: Pocket para guardar as páginas mais incríveis e ler depois. StayFocusd para limitar seu tempo de acesso aos seus sites mais tentadores. Evernote para anotar o que quer que seja: de lista de compras a versos de um poema.

7. Faça pausas

Chegar ao escritório mais cedo, ficar trabalhando durante o almoço ou sair mais tarde, nada disso quer dizer necessariamente melhor performance. Blocos de trabalho intenso seguidos por pausas rápidas (25:5) ajudam a evitar a distração e o cansaço.

8. Som na caixa

Aliás, no fone. Ninguém está autorizado a falar com ninguém que está usando fone de ouvido. Eis uma boa etiqueta a instituir para mostrar que você está trabalhando em algo importante e não tem tempo para conversar. Ou, se música te faz produzir melhor, simplesmente use o fone para embalar de vez.

>> Leitura recomendada: Conheça os benefícios da música e as playlists do Runrun.it no Spotify

9. Vai uma xícara de café?

Café, bebidas energéticas e pó de guaraná são famosos dentre os aliados para aumentar seu poder de concentração. Evite recorrer a essa estratégia e prefira um cafezinho apenas depois do almoço ou no café da manhã, ok?

10. Exercite-se

Os exercícios aqui são dois. O primeiro é: comece regularmente aquele esporte sonhado, invista nisso, e o que acontece é que você vai acabar ensinando o seu corpo a cumprir metas, além de se sentir com mais energia. O segundo exercício: volte ao começo deste post (que é bem curto, vai), garanta que a promessa está de pé e a partir de hoje a sua primeira meta é o foco no trabalho como você viu aqui.

Como manter o foco no trabalho: Runrun.it

O Runrun.it sabe bem da sua batalha para se manter focado. Às vezes um oásis de notícias e imagens na internet parecem bem mais interessante do que aquela tarefa que você está com preguiça de realizar. Por isso é que desenvolvemos o primeiro software brasileiro para aumentar a produtividade da sua equipe e bater todas as metas. Curioso para saber como? Teste gratuitamente: http://runrun.it

Gif_Signup-1-1-3

Compartilhe!

Assine nossa news

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo